quarta-feira, 21 de maio de 2008

Energia solar

Painéis solares cobrem edifício nas traseiras da Casa da Música

O edifício que está a ser construído nas traseiras da Casa Música, na Boavista, Porto, vai acolher a nova sede da EDP no Norte, apresentando "características inovadoras na área energética". Telas de ensombramento das fachadas com capacidade para captação fotovoltaica, painéis de aquecimento solar e energia eólica na cobertura são elementos que vão marcar o imóvel, numa óptica de "auto-suficiência". Os painéis colocados nas fachadas deverão rodar de acordo com a orientação solar, emprestando um aspecto original ao edifício, cuja inauguração está prevista para o início de 2010, de acordo com as previsões da EDP. "O objectivo é a auto-suficiência energética, prevendo-se que a nova sede Norte venha a ser o primeiro edifício com classificação energética superior", acrescenta a informação da EDP.

Por Hugo Silva
, 27 de Abril de 2008


A energia solar é a obtida pelo aproveitamento das radiações solares. Reúne uma grande vantagem: a sua abundância. A técnica moderna utiliza a energia solar para diversos fins: domésticos (em forma de aquecimento doméstico ou da água), fornos solares, depuradores e evaporadores de água do mar.
Os painéis solares são dispositivos utilizados para converter a energia do Sol em energia eléctrica ou em energia térmica. São constituídos por células solares que captam a luz do Sol, células fotovoltaicas, que criam uma diferença de potencial eléctrico por acção da luz. Estas células absorvem a energia do Sol e fazem a corrente eléctrica fluir entre duas camadas com cargas opostas. Na produção de células solares utiliza-se silício cristalino e arsenito de gálio.


Sabias que…
Os painéis solares num pequeno iate podem carregar baterias de 12 V até 9 Amperes, no caso de exposição a luz solar directa?

2 comentários:

Portal das Energias Renováveis disse...

As energias renováveis são de facto uma mais valia para Portugal, nomeadamente a energia solar e eólica. Esperemos que o governo incentive cada vez mais a implementação das energias renováveis, principalmente a utilização de sistemas de autoconsumo.

Anónimo disse...

Eu recomendarei qualquer um que procure um empréstimo comercial à Le_Meridian, que me ajudou com um empréstimo de quatro milhões de dólares para iniciar meu negócio de Quilting e foi rápido. Eles podem financiar até o valor de US $ 500.000.000,00 (quinhentos milhões de dólares) em qualquer região do mundo, desde que o ROI de 1,9% possa ser garantido nos projetos. O processo foi rápido e seguro. Foi definitivamente uma experiência positiva.Evite os golpistas aqui e entre em contato com o Le_Meridian Funding Service On. lfdsloans@lemeridianfds.com / lfdsloans@outlook.com. WhatsApp ... + 19893943740. se você estiver procurando por um empréstimo comercial.