quarta-feira, 21 de maio de 2008

Energia geotérmica

Energia geotérmica ou geotermal é a obtida a partir do calor interno da Terra.

É um recurso que pode ser aproveitado em locais com actividade vulcânica, onde existam águas ou rochas a temperatura elevada, e em zonas onde seja possível atingir estratos magmáticos. O calor provoca a evaporação de grandes quantidades de água nas camadas profundas do solo e a sua saída violenta para a superfície.

A energia geotérmica foi utilizada pelo homem desde os tempos mais remotos; basta recordar o uso que foi feito das águas termais.

Devido a necessidade de se obter enormes quantidades de energia eléctrica de uma maneira mais limpa, foi desenvolvido um modo de aproveitar esse calor para a geração de electricidade.

A produção de electricidade é feita através de uma turbina movida a vapor de água, que é produzido pelo aquecimento do interior da terra. Este potencial é usado para produção de energia eléctrica e como fonte de calor em estufas ou em bombas de calor, para aquecimento ou arrefecimento de edifícios.

A produção de energia eléctrica a partir desta fonte não produz gases responsáveis pelo efeito estufa, sendo por isso uma energia amiga do ambiente.

Os Estados Unidos são o país onde esta energia geotérmica é mais utilizada. Em Portugal, existem várias unidades de produção de electricidade instaladas nos Açores e conhecem-se utilizações directas em Lisboa e S. Pedro do Sul, uma região bem próxima de nós. As termas de S. Pedro do Sul são as mais frequentadas na Península Ibérica.

Em Portugal existem, sobretudo, aproveitamentos de baixa temperatura ou termais. Este aproveitamento pode ser dividido em duas vias: aproveitamento de pólos termais existentes (temperaturas entre os 20ºC e os 76ºC) e aproveitamento de aquíferos profundos das bacias sedimentares.

Exemplos do primeiro caso são as termas de Chaves e São Pedro do Sul, a temperaturas de cerca de 75ºC. O segundo caso pode-se encontrar no projecto geotérmico do Hospital da Força Aérea do Lumiar, em Lisboa, onde a partir de um furo de 1500 metros de profundidade se conseguem temperaturas de 50ºC.

Os aproveitamentos geotérmicos mais interessantes em Portugal encontram-se nos Açores. Só na ilha de São Miguel, através das centrais geotérmicas de Ribeira Grande e Pico Vermelho, esta energia representou cerca de 35% da electricidade consumida na ilha em 2001. A energia geotérmica é uma fonte essencial no arquipélago dos Açores, podendo aumentar muito na próxima década.

Vantagens

  • Eficiência energética em locais de elevado potencial geotérmico;
  • Baixa emissão de CO₂quando comparada à energia dos combustíveis fósseis;
  • Baixo custo em zonas de elevado potencial geotérmico;
  • Reduzida utilização e alteração dos solos;
  • Impactos ambientais moderados;
  • Potenciadora de desenvolvimento local;
  • Não está condicionada às condições meteorológicas.

Desvantagens

  • Escassez de locais com potencial geotérmico;
  • Rapidamente esgotados se usados a uma taxa muito elevada;
  • Alguma poluição atmosférica na região;
  • Poluição sonora;
  • Cheiros desagradáveis provocados pelo H₂S, que poderão matar;
  • Elevados custos de instalação e segurança.


Sabias que…
Na Islândia, país de muitos vulcões e elevado potencial energético geotérmico, a capital, Reiquiavique, tem já 95 % das habitações e edifícios aquecidos por energia geotérmica, sendo considerada uma das cidades menos poluídas do mundo?

Sem comentários: