quarta-feira, 21 de maio de 2008

Energia eólica

O movimento de massas de ar (vento) à superfície da Terra é provocado pelo facto de as várias zonas da atmosfera serem aquecidas de forma diferente pelo Sol.

O vento foi sempre aproveitado para várias funções, tais como fazer deslocar os barcos à vela, fazer rodar moinhos para moer cereais ou elevar água dos poços. Actualmente, o vento vem-se apresentando como uma das formas mais atractivas para produção de electricidade. Energia eólica é aquela que aproveita o vento. É a mais económica de todas as formas de energia.

Em zonas em que a velocidade média anual do vento é superior a 6 m/s (22 km/h), é possível instalar um parque eólico. Estas unidades são constituídas por uma ou mais torres equipadas com hélices - os aerogeradores – que, ao rodarem com a força do vento, movimentam o gerador. Este, ao girar, produz electricidade que é conduzida para os utilizadores, através da rede de distribuição.

Em Portugal, esta fonte está em desenvolvimento crescente, pois já se produz cerca de 8% da electricidade consumida anualmente, esperando-se que, em 2010, este valor atinja 15%.

O parque eólico do Caramulo, o maior da região de Viseu e o segundo maior do país, com 45 aerogeradores, já produz electricidade suficiente para 140 mil pessoas, mais que o total de habitantes da cidade.
Localizado nos concelhos de Oliveira de Frades, Tondela e Vouzela, o parque do Caramulo tem uma potência instalada de 90 megawatts (MW), que corresponde a 200 gigawatts/hora (GWh) de “energia limpa”.

Oliveira de Frades, Tondela e Vouzela, que no conjunto têm cerca de 55 mil habitantes, são agora concelhos exportadores de energia. O parque eólico contribui para a redução da importação de energia, atenuando a forte dependência nacional.


Sabias que…
Hoje em dia começam a surgir, no norte da Europa, parques eólicos no mar, os chamados "parques offshore"? Em Portugal, o facto de a plataforma costeira afundar muito rapidamente dificulta, por enquanto, a instalação deste tipo de parques.

2 comentários:

Anónimo disse...

Digo-vos já, que a ideia do 'Minuto renovável' foi uma óptima ideia! :D

Sandra R., A2

Portal das Energias Renováveis disse...

A utilização da energia eólica comporta numerosas vantagens face às energias tradicionais e mesmo em comparação com outros tipos de energias renováveis, em função do seu maior desenvolvimento.

É necessário entender quais as verdadeiras vantagens e desvantagens da energia eólica.